Truques e receita com o Fermento Químico Royal

Publicado em: 14.05.2020

Trouxemos mais uma matéria sobre fermentos, mas dessa vez vamos falar um pouco mais sobre o Fermento Químico ou o famoso Pó Royal, porque mesmo ele sendo um velho conhecido da cozinha, muitas pessoas acham que ele serve para tudo, mas não é bem assim.

O Fermento Químico é mais usado em bolos, tortas e biscoitos, porém existem algumas receitas, como uma pizza de frigideira ou um pão de micro-ondas que pedem esse tipo de fermento, nesses casos sempre veja qual o fermento pedido na receita e siga a recomendação para que a receita saia do jeito certo.

Agora que vocês já sabem para que o fermento químico deve ser usado, que tal ver alguns truques para você conseguir ter uma receita bem sucedida?

– Prazo de Validade:

Muitas pessoas acham que só ter o fermento dentro da data de validade não vai ter nenhum problema com ele, mas é importante lembrar que depois de aberto ele deve ser consumido dentro de 3 meses, e caso ele comece a empelotar deve ser descartado.

– Como saber se ele está funcionando?

Aqueça 1/2 xícara (chá) de água (sem ferver, deixe apenas morna) e coloque 1 colher (sopa) de fermento químico e misture bem, se ele começar a ferver significa que ainda está funcionando, caso isso não aconteça pode jogar fora.

Não bata o Fermento:

Se sua receita for feita no liquidificador, batedeira ou mixer evite bater o fermento, misture ele na massa com uma colher com delicadeza e sempre no final do preparo.

– Na hora da compra:

Se você não é uma(o) boleira(o), procure comprar a menor embalagem possível que exista no mercado, assim evita que o fermento fique muito tempo guardado e perca o efeito.

– Armazenamento:

Guarde seu fermento sempre na embalagem original, protegido da luz e da umidade, assim você vai ter um fermento funcionando por mais tempo.

– A Receita só pede fermento:

Se a receita não especifica e não for nada diferente da lista acima, provável que seja o fermento químico, porque como é o mais comum é difícil as pessoas escreverem na receita Fermento Químico em Pó.

– Por que devo adicionar o fermento apenas no final?

O fermento químico deve reagir apenas com o calor, então se você mora em um local muito quente, ou esteja usando ingredientes quentes ou use uma luz muito quente, assim que o fermento entrar em contato com os outros ingredientes ele já vai começar a fermentar. Por isso, deixe ele por último e assim que adicionar na receita, já deve ser levado para assar, assim não corre o risco de perder o efeito.

Depois de todas essas dicas importantíssimas para que sua receita fique perfeita, separamos uma receita de Bolo de Brigadeiro com fermento Royal, para você fazer em sua casa!

Bolo de Brigadeiro Royal

Ingredientes:

Massa

– 1 colher de sopa de Fermento Royal

– 1 xícara de chá de açúcar

– 2 xícaras de chá de farinha de trigo

– 1 xícara de chá de chocolate em pó

– 3/4 de xícara de chá de óleo

– 1 xícara de chá de leite

– 2 ovos

Cobertura e recheio

– 2 latas de leite condensado

– 3 colheres de sopa de manteiga

– 3 colheres de sopa de chocolate em pó

– Chocolate granulado (a gosto)

Modo de preparo:

Massa

Junte todos os ingredientes em uma tigela e mexa bem utilizando uma colher ou um batedor de arame, até que a massa fique lisa. Despeje-a em uma forma untada e asse no forno pré-aquecido em temperatura média por cerca de 35 minutos. Espere esfriar e desenforme.

Cobertura e recheio

Junte todos os ingredientes em uma panela e cozinhe por cerca de 15 minutos, mexendo sem parar até que engrosse.

Montagem

Quando a massa esfriar, corte-a ao meio e espalhe parte do brigadeiro (recheio) em uma metade. A seguir, cubra com a outra metade e espalhe o restante do brigadeiro. Use o chocolate granulado para decorar.

Tempo de preparo: 50 minutos

Rendimento: 12 a 15 porções

Faça seu pedido e complemente ainda mais seu mix de produto!

DF: (61) 99861-8009

GO: (62) 99951-1513

RO: (69) 99973-6315

AC: (69) 99973-6315

Adaptação: receitasdeminuto.com

Receba Nossas Novidades