Dia do Chocolate: veja 5 motivos deliciosos para comemorar a data

Publicado em: 07.07.2020

O Dia Mundial do Chocolate é comemorado neste domingo. A data marcante registra a introdução desta delícia na Europa, ainda no século 15. Para comemorar o Dia do Chocolate, mostramos a seguir cinco motivos para nos deliciarmos neste 7 de julho. Parabéns, Chocolate! Bom apetite a todos e boa leitura 🙂

– Chocolate ajuda o cérebro

Antes de falarmos do bem que faz ao cérebro, é importante destacar a origem do chocolate. Este alimento tão amado, feito à base de cacau, é servido em diferentes formas, cores e sabores. A árvore de cacau foi descoberta em florestas das Américas. Os primeiros consumidores do cacau foram os Maias, no formato de bebidas.

Mas faz bem para o cérebro? A pesquisadora Georgina Crichton, da Austrália, liderou um estudo sobre o chocolate. A ideia foi verificar se havia associação do consumo à função cognitiva, como funcionamento do cérebro, memória, concentração e raciocínio. “Descobrimos que aqueles que comeram o chocolate pelo menos uma vez por semana tiveram um melhor desempenho em tarefas cognitivas”, explicou a pesquisadora em entrevista à BBC.

– Chocolate virou mocinho

Você sabia que o nome científico do cacau quer dizer “elixir dos deuses”. Segundo uma lenda Maia, foram os deuses quem deram o chocolate à humanidade. E aquela história de que “chocolate faz mal à saúde” não anda colando, não. Quando consumido com moderação, ele se tornou mocinho nas palavras de especialistas.

– E o Oscar do chocolate vai para…

E o Oscar de Melhor Chocolate do Mundo vai para… Já pensou se tivéssemos a premiação do Oscar do Chocolate? Pois é. Um dos prêmios mundiais que temos é o International Chocolate Awards. Na eleição de 2019, na lista dos premiados, temos nomes como Evers & Tochter Manufaktur, da Alemanha, e Schokov, da Áustria. Nomes que também figuram nos rankings de melhores chocolates do mundo são Teuscher, da Suíça; Vosges Haut-Chocolat, dos Estados Unidos e Scharffen Berger Chocolate Maker, também dos EUA.

O G1 entrevistou a nutricionista Gisele Marcondes, de Pindamonhangaba, para falar sobre o chocolate. A nutricionista recomenda o chocolate, com moderação, para uma boa dieta. Ela destaca os benefícios do chocolate para o nosso dia a dia.

“A recomendação é comer o chocolate com a maior porcentagem de cacau possível, acima de 55% no mínimo. O amargo ou meio amargo, por exemplo. O cacau é rico como estimulante, para deixar em alerta, tem a sensação de bem-estar, enfim, é uma ótima opção. Mas lembrando que é preciso ter atenção com o açúcar em excesso”, explicou a nutricionista.

O chocolate pode aliviar o estresse, combater a ansiedade, ajudar o raciocínio no cérebro e até mesmo melhorar o nosso bom humor, com a liberação de serotonina. Tudo isso além de ser grande fonte de energia.

“O cacau, que é a base do chocolate, possui alguns nutrientes como cálcio, magnésio, ferro, fósforo, manganês e cobre. É excelente fonte de potássio, selênio e zinco, além de conter carboidratos, proteínas e fibras alimentares. Mesmo os chocolates com maior teor de cacau são calóricos, então devem ser consumidos com cautela. Uma porção de 30 gramas por dia não atrapalha uma alimentação equilibrada. Muito pelo contrário, pode ser a ‘cereja do bolo’.”

Viva o Chocolate! Com moderação, vamos aproveitar!

Adaptação: Portal G1

Receba Nossas Novidades